2 de novembro de 2012

Windows 8 - Primeiras impressões e algumas dicas


Após algumas horas de download e uma instalação toda coloridinha que deu até vontade de escutar Restart - só que não - , dei uma bela de uma "fuçada" no novo sistema operacional da Microsoft, tratado com vanglória por uns e odiados por outros. Inicialmente, fiquei surpreso, pois a nova interface, batizada de "Metro" pode ser considerada diferente de tudo que você já deve ter visto no quesito sistemas operacionais para computadores pessoais. Se ao ver a imagem acima você pensou "nossa, isso deve ficar ótimo em um monitor touchscreen!", parabéns, pois é justamente isso que a Microsoft deseja: fazer você gastar dinheiro.

Minha primeira reação foi: "Cadê o botão iniciar? Cadê o "X", o "quadradinho" e o "tracinho" na barra superior? Aliás, cadê a barra superior? E a inferior?".

Não há nada disso na nova interface do Windows, tudo é controlado por gestos, sejam eles feitos com seus dedos (num monitor touchscreen, obviamente) ou com o ponteiro do mouse. No primeiro uso o próprio sistema já dá uma introdução sobre os principais gestos, tais como levar o ponteiro para o canto superior ou inferior direito para abrir um menu vertical e um quadro com  (que pode ser chamado através do atalho "Windows + C").

Ao abrir um aplicativo e levar o ponteiro para cima, a seta assume o formato de uma "mãozinha", é com ela que você irá arrastar suas janelas para ter os efeitos desejados. Eis alguns deles:

** Jogar a janela para baixo fecha o aplicativo
** Jogar para a esquerda ou direita faz com que o aplicativo seja redimensionada de forma a ocupar uma parte da tela. O tamanho dessa parte dependerá do aplicativo.

Aplicativo de músicas redimensionado à esquerda, e o novo Internet Explorer 10 ocupando o restante do espaço à direita e exercendo a única função para a qual foi feito.

Outros gestos úteis e que não são explicados no primeiro uso do sistema são:
** Ponteiro no canto inferior do lado esquerdo para ir para a nova interface
** Ponteiro no canto superior esquerdo mostra uma pequena visualização do aplicativo aberto anteriormente, e se deslizado para baixo, mostra uma prévia de todos os aplicativos abertos.
Para os veteranos da Microsoft, nessa nova versão do Windows alguns atalhos usados nas versões anteriores podem ser muito úteis, pois as vezes podem tornar a execução de algo mais rápida do que ficar procurando o aplicativo desejado pela nova interface que inicialmente pode ser confusa.
Aqui vão alguns deles:
 - "Windows + R" abre a caixa "Executar". Por ela é possível abrir qualquer programa e ferramenta do Windows, bastando digitar o nome do processo e dar enter. Vou listar aqui alguns comandos que podem ser úteis:
control: abre o painel de controle
mspaint: abre o Paint (editor de imagens do Windows)
regedit: abre o editor de registros do Windows
cmd: chama o console do sistema
notepad: abre o bloco de notas
wmplayer: abre uma versão do Media Player semelhante ao dos sistemas anteriores.
Além desses, há uma infinidade de outros comandos. Dê uma pesquisada pela internet caso queira saber mais deles.
 Atalhos de teclado que também podem ser úteis:
Windows + E: Abre o Explorer (Gerenciador de arquivos do Windows)
Windows + Pause Break: Abre uma tela com informações sobre o sistema
Windows + Tab: Alterna entre os aplicativos abertos de uma nova maneira proposta pelo Windows 8
Alt+Tab: Alterna entre os aplicativos abertos à velha maneira do Windows.
Windows + D: Chama a Área de Trabalho (sim, ela ainda existe).
Com todos esses atalhos memorizados, você não terá muitas dificuldades para trabalhar com o novo Windows.
 A Microsoft optou por deixar a velha área de trabalho do Windows como um aplicativo, cujo ícone está presente na interface inicial. Clicando nela, você volta ao velho estilo do Windows, com barra superior e inferior, ícones de fechar, maximizar e minimizar, e todo o resto com o qual você já deve ter se acostumado, porém, sem o botão "Iniciar", por isso a necessidade de saber alguns atalhos.
A velha área de trabalho do Windows, agora sem o botão "Iniciar"
O Windows 8 pode ser considerado um velho Windows com coisas novas (ok, todas as versões do Windows seguem este conceito), e uma das funções mais interessantes é a integração com uma conta da Microsoft (você pode usar seu velho email da Hotmail para sincronizar suas informações com o sistema) e sua senha de acesso ao Windows será a mesma usada em seu email (fato que gerou discussões à respeito de segurança, já que acredita-se que as senhas ficam armazenadas no sistema), e através dessa conta fazer o sistema se integrar com outras contas, tais como Facebook, Twitter, Gmail, Linkedin, e outras. O mais legal é ter acesso às informações dessas contas, como e-mails, notificações e mentions, direto da nova interface.
Há também vários aplicativos legais integrados ao Windows, tais como "Notícias, Clima, Finanças, Mensagens, Mapas, e uma loja, onde podem ser baixados novos aplicativos no estilo App Store.
Aplicativo "Clima" mostrando que feriado com sol em Ubatuba é para os fracos.
Sobre compatibilidade, estou usando perfeitamente tudo o que já utilizava na versão anterior do Windows, e só não funcionou neste novo o que já não funcionava nos outros mesmo. Alguns programas receberam atualizações para interagirem com a nova interface, e ficaram ainda melhores.
Dúvidas, críticas ou sugestões sobre a nova "obra" da Microsoft? Comenta aí ;)