26 de fevereiro de 2013

AHCI: O que é e como ativar nos principais sistemas


O modo AHCI (Advanced Host Controller Interface) permite melhor controle dos dispositivos SATA através da ativação de funções dos mesmos, tais como NCQ e HOT PLUG. Tal modo está desabilitado na maioria das placas-mãe atuais, e muitas vezes o usuário nem sabe da existência do mesmo.

(Este post será mais técnico que o normal, se você não sabe o significado de alguns termos como BIOS, SATA e IDE, sugiro que pesquise os mesmos ou pare por aqui, pois as chances de você não entender nada são grandes).

Antes da chegada do padrão SATA, os HD's e Drives de CD eram conectados através do padrão IDE. Com a popularização do SATA, os chipsets passaram a ser integrados com o AHCI, que nada mais é do que um controlador específico para os dispositivos SATA. Por questões de compatibilidade, o controlador AHCI vem desabilitado na maioria das placas-mãe atuais, o que faz com que o usuário muitas vezes nem saiba da existência do mesmo. Em duas explicações rápidas, eis o que acontece:

- O usuário instala um sistema operacional num HD SATA com o modo AHCI desativado, o que faz com que o sistema emule o HD como IDE, o que, com excessão da velocidade de escrita/leitura, não dá vantagem alguma se o compararmos com um dispositivo IDE.

- O usuário troca seu velho HD IDE por um no padrão SATA sem ativar o controlador AHCI. Suas velocidades de escrita/leitura irão aumentar, porém, os recursos implementados no padrão SATA não serão ativados pelo fato de que o HD estará sendo emulado como IDE.

Mas por que tal controlador vem sempre desativado? Pelo simples fato de que um HD SATA pode ser emulado como IDE, mas o contrário não pode ser feito, ou seja, se um usuário pluga um HD IDE com o controlador AHCI ativado, tal HD terá dificuldades para funcionar.

Ok, uso SATA, e como faço pra ativar isso e melhorar significativamente o desempenho do meu HD?

Primeiramente você precisará ativar o controlador na sua BIOS. Isso pode variar um pouco para cada placa-mãe, mas os menus e opções basicamente são os mesmos.

Abaixo algumas imagens que podem ajudar a localizar o recurso na sua BIOS:





Feito isso, há duas opções para fazer com que o controlador funcione corretamente:

Se você ainda não tem um sistema operacional instalado ou pretende trocar o mesmo, basta instalar o sistema normalmente com o controlador ativado. A maioria dos sistemas atuais irão reconhecer e instalar os drivers automaticamente, mas caso isso não aconteça e o sistema peça para você inserir uma mídia com os drivers do controlador, basta inserir o cd de drivers que acompanha sua placa mãe ou baixar os mesmos do site da fabricante, passar para um pen drive e inseri-lo no computador.

Se você já tem um sistema (considerando que o mesmo seja atual a ponto de reconhecer e instalar drivers de dispositivos automaticamente), segue abaixo alguns links para ativar o recurso sem precisar formatar o mesmo (apenas Windows pois ainda não sou expert em linux para falar sobre tal recurso).

No Windows 7: 

No Windows 8 (post em inglês):

O que você estará ativando juntamente com o controlador AHCI (clique nos links para ler sobre os recursos):

NCQ (Native Command Queuing, ou Comando Nativo de enfileiramento): Tecnologia que permite que vários comandos sejam recebidos e executados em fila de maneira ágil. Saiba mais

Hot Plugging ou Hot Swapping (algo como "Troca Quente"):  Permite que sejam adicionados  ou substituídos dispositivos SATA com o computador operando e sem a necessidade de reiniciar o mesmo para que sejam reconhecidos (assim como um pen drive). Saiba mais

Na prática, o AHCI me rendeu 0.2 pontos no índice de experiência do Windows e percebi um pequeno aumento de velocidade na transferência de vários arquivos simultâneos de uma partição para outra.