23 de julho de 2013

[Review] Caixa de som com subwoofer Genius GX SW-G2.1 1200

Bonitas, potentes e baratas, as caixas de som Genius SW-G2.1 1200 oferecem uma experiência bacana para usuários domésticos que não fazem questão de um sistema sonoro espetacular.
Mais um review no blog, e dessa vez com uma certa exclusividade, pois até o momento em que escrevo esse artigo (23/07/2013, às 18:06) nenhum outro site brasileiro fez o mesmo.

Cansado de usar meus fones meia boca e já com as orelhas doendo, resolvi pechinchar umas caixinhas de som para poder escutar minhas músicas e assistir meus filmes sem estar com um par de fones engarranchado nas orelhas. Após uma longa pesquisa encontrei a Genius SW-G2.1 1200, e apesar de não ter ouvido falar muito bem da marca, acabei adquirindo por ter outros produtos da mesma que nunca me deram problemas.

DADOS TÉCNICOS (RESUMO)
- 2 caixas (satélites) com 8 watts cada, e um subwoofer 4 polegadas de 14 watts, totalizando 30 watts RMS.
- Satélites de plástico e subwoofer de madeira
- Ajuste de volume e graves
- Entrada de fone e entrada auxiliar no padrão P2
- Acompanha cabos para os satélites e um cabo P2.

AVALIAÇÕES
Não vou fazer testes profundos no produto pois não sou nenhum sonoplasta para fazê-los com eficiência, irei avaliar as condições das caixas baseando-se na minha experiência com as mesmas.

Design e material:
Eu esperava algo legal pelas fotos da internet enquanto fazia a compra, mas pessoalmente o produto é ainda mais bonito. Tanto o subwoofer quanto os satélites possuem acabamento em preto piano com pequenos detalhes em verde, além do escorpião que faz referência à série. Os botões são prateados, bem localizados e fáceis de mexer. Tal acabamento, porém, dá a impressão de que pode ser arranhando sem muita dificuldade, e a tinta dos botões parece não ser muito resistente (talvez eu esteja me precipitando ao dizer isso, mas caso ela saia algum dia, atualizarei o review). O led indicador de atividade é azul e dá um tom legal num ambiente não muito iluminado.

Os satélites são feitos em plástico e o Subwoofer em sua maioria também, apenas a parte traseira é feita de madeira, e o drive é feito de papel, então fica a dica para quem gosta de ficar passando a mão para sentir as vibrações dos graves: JAMAIS ENCOSTE NO DRIVE ENQUANTO ALGO ESTIVER SENDO REPRODUZIDO, POIS PODERÁ DANIFICAR O MESMO.

Potência:
30 watts não é lá muita coisa para os padrões atuais, mas é um total acima da média para a maioria das caixas de som dessa categoria. Para um som ambiente num local não muito grande, elas são mais do que o suficiente. No meu quarto por exemplo é impossível colocá-las no máximo sem incomodar alguém, pois são realmente potentes. E há uma pequena distorção no som neste caso, mas nada que prejudique a boa audição do que está sendo reproduzido. Ficando perto do subwoofer com o volume no máximo, dá pra sentir o impulso não muito forte dos graves, que podem ser regulados por um botão próprio, e que também estão bem acima da média. (Só eu paro para olhar o drive tremendo durante os graves? Haha).

O único fato que me incomodou um pouco foi o do som não se propagar muito bem, ou seja, se você está de frente com as caixas, tudo é perfeito, mas ao ir para uma direção diferente, já dá pra sentir uma boa diferença no volume.

CONSIDERAÇÕES:
Eu realmente fui surpreendido pela qualidade e potência dessas caixinhas, e estou gostando demais delas, tanto que passam quase o dia todo tocando algo. Como já disse, raramente consigo escutar algo com o volume no máximo, pois são bem altas para o ambiente pequeno que é o meu quarto. Além de escutar músicas e assistir filmes, são bem bacanas para jogar também (tanto que a série de equipamentos GX da Genius foi projetada especialmente para jogadores), e dependendo do jogo alguns efeitos ficam bem legais no subwoofer.
Apesar de o som não ter uma propagação legal, basta tentar manter os satélites e o subwoofer sempre de frente para você. Senti falta apenas de um controle remoto, até pagaria um pouco mais pelo mesmo. Porém, consigo suprir essa falta usando meu smartphone como controle remoto para o pc (clique aqui para saber como fazer isso).

Recomendo! 
O modelo pode ser encontrado na internet numa faixa de R$ 150,00 a R$ 230,00.

OBSERVAÇÕES:
- Obviamente, ao plugar um fone de ouvido, os graves e a qualidade do som já não ficam a mesma coisa, e irão depender do fone.
- Para a entrada auxiliar, a qualidade de som dependerá também da fonte.
- Não espere uma experiência sonora fantástica com um arquivo em MP3 achatado em cerca de 5MB.