26 de maio de 2013

Desmontando o gabinete Viker K90


Aprenda a desmontar o gabinete Viker K90, da Handa Solution, para limpar ou trocar as ventoinhas.

Seja para limpeza preventiva ou para trocar as ventoinhas e usb's frontais que acompanham o gabinete, o processo de desmontagem é bem simples. Você precisará apenas de uma chave philips. Siga os passos a seguir com bastante atenção e cuidado para não danificar os componentes.
Usarei o meu como exemplo, mas acredito que os passos a seguir sirvam também para modelos parecidos da Handa Solution, como o Diablo ou o HAWK A2012.

Desde já, peço desculpas pelas fotos desfocadas.

Descrição do gabinete:
O Viker K90 acompanha 4 ventoinhas, sendo duas superiores e uma traseira usadas como exaustores, e uma frontal inferior usada para ventilação. A tampa lateral dá suporte para mais duas ventoinhas de 120, que podem ser usadas para jogar o ar para dentro.

Limpar as ventoinhas laterais e traseira é fácil, pois basta tirar a tampa do gabinete e desparafusá-las, mas com o tempo, além destas, as ventoinhas que acompanham o gabinete começam a acumular poeira nas hélices, tornando necessário tirá-las para limpeza.

Desmontando:
Vamos começar tirando as ventoinhas superiores, usadas para jogar o ar para fora:



Com o gabinete já aberto, repare que o compartimento que abriga as ventoinhas está preso por dois parafusos e também por encaixes. Repare que há também os parafusos que prendem as ventoinhas. Tire os parafusos, e após isso, segurando em cima da tampa, puxe-a para trás de forma a soltar os encaixes e liberá-la como na imagem abaixo:


Feito isso, você terá acesso às ventoinhas. Basta desencaixar os conectores de energia e retirá-las.


Agora vamos tirar a ventoinha frontal. O compartimento onde ela fica localizada está preso no gabinete apenas por pressão, sem parafuso algum. 

Olhando embaixo do gabinete, repare que há uma pequena abertura entre a base e o compartimento frontal. Basta puxá-la para liberá-lo. Tenha cuidado, pois nele estão presos os cabos do painel frontal.



Agora você tem acesso à ventoinha, à grade e à placa usb frontal. Basta tirar os parafusos que prendem as mesmas para soltá-las. 



Após ter tirado todas as ventoinhas, limpe-as ou troque-as da maneira que achar melhor. 
Para encaixar tudo, é só fazer os procedimentos inversos, sempre com muito cuidado para não danificar o gabinete.