12 de abril de 2013

Qbex: PC da Xuxa, e consequentemente, do demo


O texto a seguir foi baseado numa história real passada durante a madrugada desta sexta-feira (12/04), e contém termos que podem ofender à alguns leitores e/ou defensores de computadores de 500 reais.

Se você é fã da Xuxa ou ama o seu pc de R$ 500,00, feche essa janela e vá assistir ao último episódio de Malhação.

Finalmente encontrei a definição para um termo que venho escutando/lendo há anos (não que eu não soubesse antes): "PC da Xuxa".

Aháá, mandei meu parceiro fazer um
computador que vai fod** com a sua vida!
Recentemente peguei o computador de um cliente para trocar o sistema operacional e instalar umas câmeras de segurança, e ao abri-lo, já estranhei logo de cara: o processador é soldado na placa mãe e coberto apenas por um dissipador, sem nenhuma ventoinha, e uma das portas sata estava com o conector desencaixado da placa mãe. Deixei do jeito que havia encontrado e fui fazer o que tinha que fazer. Instalei o HD para onde iriam as gravações numa porta sata ao lado da de onde estava encaixado o cabo do HD onde ficaria o sistema (o que veio com o pc). Ambos eram Seagate e respectivamente tinham 1 TB e 750 GB.


Ao ligar o computador e iniciar uma distribuição bem simples e tosca do linux (que eu nem lembro o nome), fui verificar as unidades de disco e constatei que o HD de 1 TB não estava aparecendo. Reiniciei o pc e desta vez fui para a bios, onde o HD também não havia sido reconhecido. Troquei a porta do cabo sata e funcionou, ou seja, de 4 portas, uma estava com o slot desencaixado e outra não funcionava, me deixando duas portas disponíveis e descartando a possibilidade de usar 2 HD's e um drive de CD naquela mesma placa mãe (possibilidade esta que já havia sido descartada antes pelo fato de a fonte possuir apenas duas saídas de energia no padrão sata).

Nessa de instalar, trocar, ligar e desligar o pc, numa das vezes ele travou na tela de inicialização. Desliguei-o novamente e toquei no dissipador da CPU: estava quente, muito quente, parecia que tinha vindo do inferno. Já fui logo me preparando para dar a notícia ao cliente de que aquilo havia queimado e não havia possibilidade de troca devido ao mesmo ser soldado na placa, mas antes, dei um tempo e tentei ligar novamente. Iniciou normalmente, reconhecendo os dois HD's.

Peguei meu pen drive que já estava preparado com uma versão do Windows e fui logo espetando numa das portas usb traseiras, mas antes de bootar e mandar instalar o SO, resolvi baixar os drivers adequados ao novo sistema antes da mudança. Drivers? Aaaah, os drivers. Acho que essa palavra não existe no vocabulário da Qbex, porque puta merda, nunca havia sofrido tanto para encontrar drivers. Procurei no site da montadora, digitei tudo quanto era letra que estava na placa mãe no Google (nenhuma delas se referia à marca e modelo), e nada de encontrar os drivers (ps: até o momento eu não fazia ideia de qual era aquela placa mãe e muito menos dos componentes que a integravam)... após algumas horas de pesquisa (horas mesmo, não usei o termo pra exagerar não) em uns fóruns, descobri o que supostamente seria o modelo daquele pc, e encontrei os drivers. Ok, fui pronto para baixar, estranhando os mesmos não terem descrição alguma, e de repente me vejo no 4shared aguardando 20 segundos para iniciar o download de um pacote de 1,5 GB. (Veja você mesmo).

Mas que porra é essa? Que raio de empresa que se preze faz um pacote de 1,5 GB de drivers sem nenhuma descrição e sem ao menos ter seu próprio servidor de arquivos? Os muitos comentários que há no 4shared estão xingando demais a empresa, assim como eu estou fazendo agora.

Me recusei a baixar aquilo, e quase que fui devolver o pc pro cliente dizendo que não teria jeito, ele teria que comprar algo melhor para suas câmeras. Maaaass, como o dinheiro falou mais alto, não fiz isso. Me sobrou apenas a opção de instalar o SO e deixar que o Windows reconhecesse tudo genericamente, ou apelar para aqueles programinhas que prometem encontrar drivers para os dispositivos que não fossem reconhecidos. Sistema instalado, alguns dispositivos reconhecidos, outros não, dentre estes, o que eu mais precisaria para o momento: a rede onboard.

No meu pc, botei um software que promete fazer um diagnóstico de todos os componentes do computador e junto com ela um programinha de encontrar drivers automaticamente. (Já tinha perdido a paciência de ficar pesquisando um por um, e jamais iria me submeter à baixar 1,5 GB de drivers para um pc tão fajuto como aquele). Fiz o tal diagnóstico, e aí fui começando a descobrir a configuração daquela lata velha: AMD C60 com 2 GB de RAM e vídeo integrado da AMD, tudo isso numa HDC-M, da ECS.

Já exausto e com preguiça de ir pro meu pc, baixar os drivers por lá e depois botar na pc do kapiroto por um pen drive, resolvi logo tirar minha placa de rede sem fio e plugar naquilo (mesmo sabendo que ela estaria correndo riscos). Minha placa é genérica e até o Windows 95 reconheceria.

Botei lá, e nada feito, a placa não foi reconhecida nem pelo gerenciador de dispositivos. PUTA QUE PARIU! Baixei os drivers pelo meu pc mesmo, e transferi para aquela merda. Aí sim, tudo funcionou do jeito que deveria funcionar.

Bom, só falta instalar a placa de captura agora. Pluguei ela no slot pci abaixo do que estava plugado minha placa wireless, e liguei o pc. Dessa vez, nem placa de captura e nem placa de wireless funcionaram. Ôô vida!

Tirei a a minha placa sem fio e coloquei a de captura em seu slot, e dessa vez ela apareceu no Windows como desconhecida. Tudo bem, eu estava com o cd de drivers :D

Ao ver que estava funcionando, troquei a placa de slot pci novamente, pois a posição que o anterior se encontrava apertava um dos cabos sata que iam pro disco rígido.

Tãram! O slot não funcionava. Além de vir com um slot ruim, esse infeliz ainda prejudicava o outro que tava bom se houvesse componentes instalados nos dois.

Peguei um cabo sata com uma das pontas dobradas em 90° que estava jogado em casa e troquei pelo do hd, de tal forma que a placa encaixada no slot pci bom não apertaria tanto o cabo sata como anteriormente.

Ao iniciar o pc para finalmente instalar os drivers da placa e ir dormir, o mesmo não iniciava de novo. Dissipador quase pegando fogo. Gambiarra: Peguei meu ventidalor usb com cabo dobrável, pluguei numa porta traseira e, com a tampa lateral do gabinete removida, direcionei o fluxo de ar do ventilador para o dissipador. Quebrou o galho por tempo suficiente para terminar de instalar os drivers e o software visualizador das câmeras.

Enfim, me restaram três opções: sugerir ao cliente que dê uma melhorada no sistema de refrigeração dos componentes, levar o infeliz para uma igreja para ser exorcizado, ou trocar tudo de uma vez.

Resumindo:

Qbex = PC da Xuxa = PC que tem pacto com o demônio.

Qbex = sinônimo de Qboxta

Estaria a dita empresa querendo fazer um computador barato (cerca de 500 reais uma desgraça dessas) ou eles não tinham recursos para fazer algo que preste mesmo e fizeram o que deu com 500 reais? Porque se for a segunda opção, teve desvio de dinheiro aí.