15 de março de 2012

Wilco - "Sky Blue Sky" (97º lugar)

Sky Blue Sky
Wilco, 2007

Nonagésimo sétimo lugar, mas digno de primeiro... Dos 4 álbuns que escutei até agora, "Sky Blue Sky", da banda até então desconhecida por mim, Wilco, inicialmente me lembrou bastante Jars of Clay, mas com letras focadas em um único tema  - separação.

Nade de pessoas se rebelando em acordes pesados e distorcidos, as letras são passadas com suavidade e ternura. 

Há quem diga que esse lance de música sentimental é coisa de emo, mas errado está quem ousa dizer isso de "Sky Blue Sky", pois os emos fugiriam desses solos e dessa construção melódica que eu arrisco dizer que ficou perfeita.

Solos bem feitos sempre mexem comigo, e os solos feitos ao final das músicas de "Sky Blue Sky" são realmente incríveis, nenhum pouco complexos, mas uma das melhores combinações de instrumentos que eu já escutei. 

Faço minhas as palavras de Marcelo Costa, do blog "Revolution": 

"[...] há uma beleza na melancolia que poucos no mundo sabem transformar em arte sem parecer piegas ou ridículo." 

Jeff Tweedy (vocalista) faz isso com perfeição. Longe de Chris Martin (vocalista do Coldplay), mas com seu estilo próprio. 

O título faz referência ao fato de o suposto 'cara abandonado' se contentar em olhar para um lindo céu azul e sentir amenizada a dor da solidã, retratada em "Hate it Here", onde o personagem se pergunta sobre o que irá fazer após arrumar a casa, olhar a caixinha de correio, verificar sua secretária eletrônica e perceber que 'ela' não vai voltar e ele precisa seguir em frente. 

Se essas letras são adaptadas de acontecimentos reais, foi o melhor uso da tristeza que eu já vi/escutei.

Tracklist:
01 - Either Way
02 - You Are My Face
03 - Impossible Germany
04 - Sky Blue Sky
05 - Side With The Seeds
06 - Shake It Off
07 - Please Be Patient With Me
08 - Hate It Here
09 - Leave Me (Like You Found Me)
10 - Walken
11 - What Light
12 - On And On And On

Wilco é mais uma das bandas que entraram para a lista das minhas prediletas.

(A melhor faixa, em minha opinião)
Curiosidades:
 *A banda inicou sua carreira em Chicago, e ganhou o público com os álbuns "A.M ." e "Being There", que remetiam ao estilo country. Com o passar do tempo, houve quem declarasse a morte da banda devido à grande mudança de gêneros, que fora recusada por muitos antes mesmo de ver como havia ficado o trabalho. Deu no que deu, Wilco tomou um rumo e hoje encara de frente bandas de grande porte tais como Radiohead Coldplay. 
*A capa do álbum, ao contrário do que muitos devem ter pensado, é real! A foto foi tirada pelo fotógrafo italiano Manuel Presti, e a mesma foi premiada pelo "Wildlife Photographer of the year 2005", organizado atualmenete pelo Natural History Museum em conjunto com a BBC Wildlife. Na capa do álbum não há nenhum tipo de escrita, fato que é justificado pela banda como uma forma de preservar a originalidade da imagem.