23 de agosto de 2010

Acessa Escola - O que é, como é, o que pode e o que não pode


O acessa escola é um programa do governo, que tem como principal objetivo a inclusão digital e social dos alunos do ensino médio das escolas estaduais. O programa foi feito nos moldes do acessa São Paulo, e é composto por uma verdadeira sala de informática que será instalada em todas as escolas estaduais que possuem ensino médio do estado de São Paulo (em algumas o programa já se encontra em funcionamento). A sala será composta de computadores, internet, uma impressora, estagiários e usuários.Segue abaixo a descrição de cada um:

SALAS DE INFORMÁTICA - Sim, essas irão funcionar (pelo menos é o que diz o governo). Diferentemente daquelas salas repletas de computadores velhos, onde a cada dez dois estavam funcionando, essa sala terá computadores novos - todos com acesso a internet - e manutenção frequente. O número de computadores irá variar para cada escola, será levado em conta o espaço disponível e o número de alunos. Os computadores, segundo o responsável pelo programa nas escolas da diretoria de ensino de Caraguatatuba, Osmar, os computadores terão Windows 7, e virão com a maioria dos programas utilizados em lan-houses (navegadores, msn, skype, etc) exceto os jogos. Os equipamentos serão instalados em alguma sala já existente na escola, em poucos casos será construída uma nova sala. Os computadores estarão ligados em rede pelo sistema intranet, ou seja, espere por muitas restrições no acesso. Agora a pergunta que não quer calar: A sala terá internet sem fio? Não.

COMPUTADORES - Haverá um servidor, que ficará isolado e poderá ser usado apenas pelo estagiário, e várias estações, que como já dito, a quantidade irá variar para cada escola. O software de monitoramento do programa - BlueControl - possui inúmeras funções, será possível restringir o acesso a sites inadequados, bloquear pen-drives e cd's, monitorar o que o usuário anda fazendo, e muito mais, mas quem definirá que uso fazer disso será o estagiário. Será possível instalar programas, fazer downloads, e até explorar tudo o que há no computador, mas quando o sistema for reiniciado, tudo voltará às configurações padrões.

INTERNET - Quem definirá o que poderá ser acessado será o estagiário. No termo de adesão para uso do serviço, diz-se que o serviço será disponibilizado no estado em que se encontrar. Não espere por uma internet boa o bastante para fazer downloads.

IMPRESSORA - O uso desse item só será permitido em último casos especiais, como trabalhos escolares, segunda via de contas, impressão de boletos, etc. Códigos de GTA e detonados, nem pensar. Mas, como em quase todas as outras questões, quem definirá como esse item será usado será o estagiário, ou seja, negociando, talvez seja possível imprimir uns códigos.

ESTAGIÁRIO - Será o manda-chuva da sala. Tem como papel principal o monitoramento de tudo o que anda acontecendo no ambiente. Terá controle de tudo o que pode ser feito nos computadores, nesse caso, a rigidez irá variar para cada estagiário. O número de estagiários irá variar dependendo da escola, o máximo será 6, sendo dois em cada período (manhã, tarde e noite, não podendo exceder as 21:30). Mas isso só ocorrerá em grandes escolas, ou seja, nas escola da D.E. de Caraguatatuba, haverá de 1 a 3 estagiários. Em algumas escola só haverá 1 estagiário, ou seja, a sala só irá funcionar em um período, em outras haverá 2, e nas demais 3. Isso ocorre devido ao número de alunos que foram prestar concurso para estagiar em cada escola, e a coincidência do horário das aulas com o período do estágio também implica na substituição do estagiário, ou, caso não haja substituto, na retirada do período. É possível que um estagiário seja enviado para outra escola próxima a sua, desde que isso não implique no funcionamento da sala da qual o indivíduo saiu.

USUÁRIOS - Serão aqueles que irão desfrutar do serviço, e , dependenndo do cargo exercido, terá níveis de prioridade diferentes. Um usuário comum terá direito a 30 minutos de internet, e, caso queira utilizar novamente, deve entrar para a fila, se essa se encontrar vazia, o usuário poderá continuar em sua estação por mais 30 minutos. Professores não possuem limite de tempo, e, desde que seja agendado horário antecipadamente, poderá liberar mais de uma estação, para realizar atividades com alunos, por exemplo.

Segundo o representante do programa nas escola da Diretoria de Ensino de Caraguatatuba, as salas tem previsão de inauguração em setembro, mas, como ele mesmo disse, é bom não criar muitas expectativas. Na opinião de outros funcionários estaduais, a sala só ficará pronta no ano que vem. Bom para os estagiários do 3º ano, que irão ter os contratos encerrados em dezembro e nem chegarão a exercer suas funções.

A teoria está aí, agora basta esperar a boa vontade do governo.