18 de setembro de 2013

Muse no Rock in Rio 2013 - melhores momentos

A passagem do Muse pelo Rock in Rio foi simplesmente épica! A setlist estava fantástica, e a performance foi surpreendente, como já é de costume da banda. Pela terceira vez em solo brasileiro e durante o segundo dia de Rock in Rio, a banda conseguiu levar a galera ao delírio e fazer com que o show se tornasse um dos melhores até o momento, abrindo os olhos de várias produtoras para possíveis shows em 2014.
Não estive presente, infelizmente, mas assisti e re-assisti  a apresentação por diversas fontes, e separei alguns dos momentos mais marcantes:

ATENÇÃO: TENTEI IR MANTENDO O POST ATUALIZADO CONFORME OS VÍDEOS FOSSEM SAINDO DO AR, MAS AOS POUCOS, TODOS OS VÍDEOS DO SHOW FORAM RETIRADOS DO YOUTUBE, RESTANDO APENAS OS OFICIAIS DO ROCK IN RIO (NOS QUAIS NÃO APARECEM OS MOMENTOS CITADOS NO POST) E OS QUE FORAM GRAVADOS PELO PÚBLICO (COM CELULARES E ETC, ONDE NÃO É POSSÍVEL ACOMPANHAR TAIS MOMENTOS). MANTEREI O POST APENAS COMO LEMBRANÇA, E TALVEZ COM O TEMPO OS VÍDEOS SEJAM REPOSTADOS PELOS USUÁRIOS. 

Abertura com Supremacy e um "Boa noitche Rio"

Supremacy foi a faixa escolhida para abrir o show. A música se encaixou perfeitamente devido ao clima de "suspense" gerado pela bateria e guitarra durante a introdução.

Stockholm Syndrome com riff de Freedom (Rage Against the Machine) no final (5:13)



Galera levantando plaquinhas de "I need your love" durante a mesma frase em "Madness" (2:47)


Um flashmob organizado pela galera do Muse BR que deu muito certo, e chegou a ser emocionante até pra quem acompanhava de casa, rendeu uns agradecimentos de Matt ao final da música com um português bem típico de gringo.


Guitarra atirada pelo palco durante "Agitated" (2:51)


A globo e sua incrível capacidade de filmar qualquer coisa menos o que deveria ser filmado, impossibilitou quem estava acompanhando de casa de ver como isso começou. Do nada Matt pega a guitarra já jogada no chão e atira contra o que aparentemente é uma caixa de som, e em seguida contra um objeto que aparenta ser um teclado.


"Starlight" cantada no meio da galera (0:40)


Talvez o momento mais tocante para quem esteve no show tenha sido esse. Matt repetiu o que já havia feito em algum lugar do mundo (se não me engano durante uma abertura para o U2) e levou a galera ao delírio ao descer do palco durante "Starlight". Cumprimentou, brincou com a câmera tirando o foco de si e apontando para o público, puxou aplausos e jogou a bandeira de alguém da platéia sobre a cabeça.



Erro no solo de "Survival" e cara de "fuck this shit" (5:19)


Após subir ao palco depois de "Starlight", chamar todo mundo de louco e xingar seu piano, Matt cometeu um pequeno erro durante o solo de Survival. Diante de tamanha performance no palco, abriu um sorriso do tipo "dane-se" e continuou a faixa com a maior naturalidade do mundo.


Chris jogando gaita (0:12) durante fechamento com"Knights of Cydonia" e a bandeira "roubada" de alguém do público (8:38)


O que melhor pra fechar um puta show do que uma puta música? Knights of Cydonia fechou com maestria a apresentação, e ao final da faixa, com a bandeira "roubada" do público em mãos, Matt puxou umas palavras em português agradecendo e houve uma queima de fogos.

No geral, o show inteiro foi marcante, mesmo para quem acompanhou de casa. Apenas algo que me deixou puto além do fato de não poder estar lá foram os cinegrafistas da globo. Onde está o foco nas guitarras durante o solo? Porra globo, é um show de rock, rock tem solos, pessoas gostam de ver guitarristas solando, e não uma câmera aérea girando pelo público durante os melhores solos da música.

Quem desejar acompanhar o show inteiro, segue o link: http://youtu.be/AMete2M_dQc