9 de setembro de 2013

iOS 7 - Algumas novidades e o que esperar do sistema no iPad 2


Instalei a versão beta 6 do mais recente sistema móvel da Apple, o iOS 7, num iPad 2 (versão mais antiga do tablet que irá suportar o sistema) e destaquei algumas novidades e expectativas com o sistema.

Primeiras impressões:
Logo na tela de boot, já é possível perceber o logo da Apple pouco maior do que o normal. Nas configurações iniciais, a Apple manteve o dom de apresentar telas suaves e bacanas. O que já chamou atenção nelas foi a exigência de se criar um código pessoal para ter o primeiro acesso ao sistema:


Inicialmente o código vai ser pedido sempre ao sair da tela de bloqueio, mas isso pode ser configurado depois, além de poder aumentar o tamanho do código e inserir textos (inicialmente são 4 números).

Após o processo de configuração inicial, será apresentada uma única tela com os aplicativos padrões e seus respectivos ícones todos remodelados, alguns melhores, outros nem tanto:


O spotlight (caixa de pesquisa) que antes era a a tela à esquerda da home screen, agora pode ser chamado em qualquer tela bastando apenas deslizar o dedo de cima para baixo. As funções continuam as mesmas: pesquisar tudo o que for possível nos aplicativos. No teclado, além do novo esquema de cores, não pude notar nenhuma diferença significativa.

Um recurso interessante finalmente adicionado ao iOS (vale lembrar que o mesmo já era disponível no Android há muito tempo) são os planos de fundo dinâmicos, que nada mais são do que "Live Wallpapers" para iOS, que interagem com o novo recurso batizado de "Parallax", que faz uso do acelerômetro para dar um efeito de movimentação e profundidade nos ícones de acordo com a posição do gadget. No sistema vieram duas opções, que podem ser aplicadas na tela de bloqueio, na de início, ou em ambas, além de várias outras imagens estáticas. Não se sabe se será possível baixar mais opções de planos de fundo dinâmicos, e imagens estáticas ainda podem ser usadas normalmente como plano de fundo.


Uma outra novidade (para a Apple, pois é outro recurso que já estava presente há tempos no Android) é a dock reformulada, que agora possui ícones para ativar ou desativar funções como bluetooth, wifi, bloqueio de orientação, entre outras, e pode ser acessada deslizando para cima a partir de uma das bordas inferiores da tela:


Os ajustes de volume, brilho e orientação de tela, que antes ficavam presentes numa dock à esquerda do gerenciador de tarefas, agora estão todos integrados nesta dock da imagem acima. O gerenciador de tarefas continua sendo aberto deslizando 4 dedos para cima, mas foi totalmente reformulado. Agora você pode ver o ícone dos aplicativos abertos e uma demonstração de cada um, e para fechá-los basta deslizar essa demonstração para cima, o que torna o processo um pouco chato quando se quer fechar vários aplicativos, diferente da versão anterior onde bastava ir tocando no "x" dos ícones.


A barra de notificações sumiu e deu espaço a uma central que agora ocupa toda a tela. Nela são apresentados eventos que podem ser sincronizados com diversas contas, informações sobre data, temperatura (que algumas vezes funcionou e outras não), e notificações de aplicativos. O que fez falta foi a caixa de postagem para Twitter e Facebook, que estava presente no iOS 6.


O navegador Safari sofreu boas mudanças, as abas contam com um esquema de navegação melhor, a caixa de pesquisas foi integrada à de endereços (finalmente) e agora há um recurso de sincronizar abas do Safari em outros dispositivos através do iCloud, assim como já havia no Chrome. Um recurso que me chamou a atenção foi uma pasta nos favoritos onde automaticamente são mostrados todos os links compartilhados por quem você segue no twitter, desde que sua conta esteja sincronizada no dispositivo.


Outros aplicativos que foram totalmente reformulados foram o Game Center, Notas e Câmera:




Na câmera agora há um modo chamado "quadrado", que simplesmente tira fotos no formato quadrado, e agora está mais fácil alternar entre os modos, bastando deslizar para cima ou para baixo na barra à direita.

No visualizador de imagens foi acrescentada uma melhor classificação de fotos por datas e álbuns, além de alguns efeitos que podem ser aplicados nas imagens. Opções de compartilhamento no Facebook e Twitter também estão disponíveis, e agora é possível sincronizar e compartilhar também com contas do Vimeo e Flickr.

Conclusões: 
O sistema está bonito, os menus fluem perfeitamente, e as novidades estão legais. É lógico que os melhores recursos só vão estar presentes nos gadgets mais atuais da Apple, ou seja, o que eu vi e apresentei aqui não deve ser nem metade do que o sistema realmente vai ter. Obviamente, muita coisa ainda pode e deve ser melhorada. Usei o sistema durante um dia todo, e a maioria dos aplicativos que uso frequentemente (Facebook, Twitter, Netflix, Subway Surfers, TuneIn e outros) funcionaram perfeitamente, mas nenhum deles ainda está adaptado para aproveitar os novos recursos do iOS 7. Percebi alguns bugs chatos tipo travar na tela de boot e a homescreen ficar "limpa" do nada entre outros, sendo necessário reiniciar o tablet. Se você não é desenvolvedor, não pretender fazer reviews, tem medo de dar algum problema no aparelho ou etc, recomendo esperar a versão oficial, que segundo boatos sai junto com o lançamento do iPhone 5S. 
Eu mesmo só dei uma olhada, tirei uns prints e já voltei para o iOS 6. O sistema ainda está em fase beta, logo, não queira usá-lo de maneira convencional. 

Caso contrário, se quer ver como anda o novo sistema, siga este tutorial para instalar.
Para fazer downgrade, siga estes passos.