28 de junho de 2013

#VemPraRua


Esse post é uma opinião totalmente pessoal. Me responsabilizo por tudo que foi dito aqui, e me disponho a esclarecer possíveis incompreensões.

Você, leitor, deve ter no mínimo uma noção de que o Brasil está passando por uma onda de protestos e manifestos, e talvez nem saiba o porquê disso tudo, ou possui uma opinião formada que não equivale ao real motivo dos acontecimentos. Não estou aqui para dar motivos,  muito menos para defender quem participa ou deixa de explicar. Vou apenas me limitar a dizer que sou a favor de tudo isso.

Não é preciso ser nenhum mestre em política pra perceber que as coisas vão muita erradas na nossa Terra das Palmeiras. Não é preciso ser nenhum fascinado que vive grudado em políticos cobrando promessas pra saber que os mesmos não as cumprem, e não é preciso entender um monte de leis para saber que boa parte delas não estão sendo cumpridas. Basta apenas estar vivo pra perceber o que andam fazendo com nosso país, e é nossa a decisão de deixá-lo da maneira que está, ou correr atrás de melhorias. Sim, a decisão é nossa.

Muita gente dá ao governo o "poder sobre a nação". Não é bem assim que as coisas funcionam. O poder, na verdade, é da nação que o colocou lá. Presidentes, deputados, governadores, vereadores etc, estão lá apenas para representar o povo do qual obtiveram o cargo, e representar quer dizer agir de acordo com as vontades dos mesmos, e a isso damos o nome de "democracia".

Não precisamos conviver com nenhum político para saber que os mesmos estão agindo apenas de acordo com suas próprias vontades.

Sobre a violência: use como exemplo qualquer grupo de pessoas selecionadas aleatoriamente, onde ambas não se conhecem, não há um líder e consequentemente não há ordens a seguir. Todos com o mesmo propósito, porém, cada um com sua maneira de alcançá-lo. É impossível haver total controle sobre os mesmos, ainda mais diante de tantas indignações. Após anos e anos calados em suas casas, e após terem uma chance como essa para saírem as ruas e lutarem pelos seus direitos, basta apenas uma faísca para as coisas saírem do controle, e somadas com o despreparo daqueles que supostamente nos "defenderiam", o resultado é aquilo que diariamente sai na mídia televisiva: confusões, tropas de choque, depredação de patrimônio público etc.

Talvez seja apenas uma moda e daqui alguns meses ninguém tenha interesse de sair nas ruas, mas ao menos teremos o orgulho de dizer que um dia fomos capazes de lutar pelo que nos foi prometido. Com conquistas ou não, várias revoluções ficaram marcadas nos livros de história simplesmente pelo fato de "terem acontecido", e as mesmas nos servem de inspiração até hoje. Ao menos, não vou poder me julgar por permanecer calado diante de tanta injustiça, e melhor ainda, tenho com quem gritar em oposição às mesmas.