29 de abril de 2013

Como pesquisar no Google: saiba direcionar suas pesquisas

Saiba pesquisar de maneira eficiente, usando os termos corretos e obtendo as respostas desejadas.

Sim, é esse mesmo o assunto do artigo: como pesquisar no Google. E não, não falarei sobre "como baixar arquivos pelo Google" ou "segredos do Google".

Diariamente lido com pessoas que me fazem umas perguntas meio óbvias e, quando não sei responder, pesquiso no Google e geralmente em menos de meio minuto encontro a resposta. Aí fico pensando: "qual é a dificuldade da pessoa em fazer isso?" E ao perguntar, na maioria das vezes a pessoa diz já ter pesquisado e não ter encontrado a resposta.

Apesar dos sistemas de busca estarem cada dia mais sofisticados e fáceis de usar, eles ainda dependem do "fator humano" para trabalharem, e se esse fator não fizer sua parte de maneira correta, fica impossível para o sistema fazer sua parte. Em outras palavras, se o usuário não fizer sua pesquisa de maneira correta, é impossível para o buscador dar os resultados corretos.

Pois bem, darei algumas dicas sobre as melhores maneiras de fazer sua pesquisa para ter resultados direcionados ao que deseja encontrar. 
"Mas Greg, não é só digitar o que você quer que o Google te dará?"
Basicamente sim, mas nem tudo será dado assim de maneira tão fácil, e é preciso inserir os termos de maneira correta. Se você consegue encontrar tudo, então você sabe usar esses termos e não precisa continuar lendo isso.

Primeiramente, faça um mapa mental, ou seja, tente traçar os caminhos em que você iá percorrer, desde o começo até onde você deseja chegar. Se preciso, coloque num papel para aprender, isso vai ser útil para qualquer outra coisa em sua vida. Comece respondendo as perguntas "o que", "onde" e "como".

Imagine você querendo saber qual o nome do programa reprodutor de músicas quem vem com o Windows (o Media Player). Agora imagine você perguntando isso para uma pessoa:




Se sua pergunta for igual à qualquer uma dessas acima, talvez uma pessoa consiga te responder, pois ela irá se basear nos relacionamentos anteriores, nas suas expressões, no seu modo de dizer, etc.

Agora imagine como ficaria sua pesquisa: seria algo parecido com as questões acima (clique nelas para ver os resultados)? Se sim, você está no caminho errado, pois um sistema de buscas ainda não é capaz de agir como um humano, e está limitado a te dar respostas baseadas em atividades pré-programadas, e talvez faça uso de suas informações na internet para aprimorar os resultados (como histórico de pesquisas anteriores, resultados clicados, perfis em redes sociais, localização e etc).

Usando um mapa mental para chegar na pesquisa correta:

O que?
Baixar um programa reprodutor de músicas

Onde?
No computador

Como?
Clicando sobre a música para ela abrir com esse programa e ser reproduzida

Tendo respondido essas perguntas de maneira bem definida, separe os termos que melhor identificam cada uma das respostas, aqueles que identificariam a pergunta sem o restante da resposta. Exemplo:

programa - reprodutor - músicas - computador - clicar - reproduzir

Agora, monte possíveis questões usando termos derivados das palavras acima, como por exemplo:

download reprodutor de músicas computador
download player músicas computador
baixar player músicas computador

Nestes exemplos, tirei as preposições "de" e "para", que podem ser substituídas podem ser alteradas uma pela outra sem perder o significado, alterei as palavras chave "download" e "reprodutor" por outras com mesmo significado e elimiminei os termos óbvios ("clicar" e "reproduzir", considerando que para todos os players será necessário clicar sobre a música para que ele a reproduza).Clique sobre eles para ver as diferenças nos resultados. Notou que em todos eles os resultados foram iguais ou semelhantes? Isso ocorre devido aos termos utilizados abrangerem o assunto de uma maneira universal, dando a possibilidade de você não só encontrar o que desejava como descobrir outros assuntos parecidos.

O segredo é saber definir as palavras-chaves de sua pesquisa de maneira que possam abranger todos os resultados possíveis pertencentes ao que você deseja. Vá tentando com diferentes termos, repare na diferença dos resultados, entenda como o buscador trabalha. Com o tempo você encontrará tudo o que deseja (e o que não deseja também) na internet.

E o principal: é preciso ter senso crítico. Saber diferenciar a seriedade de um artigo é essencial. Não saia levando a sério tudo que encontrar pela internet, pois muitas vezes, mesmo pesquisando de maneira correta, você encontrará resultados que fogem do assunto, graças a vários fatores utilizados pelos buscadores para classificar os resultados. Leia MUITO, nem que sejam gibis, aprenda a raciocinar, planejar rotas para seus planos, e saiba por onde começar e onde quer terminar. Como prosseguir você irá aprender com o tempo.

Bom, por hoje é isso, talvez, outro dia, eu faça um artigo com outras dicas para obter mais do Google ou de outros buscadores.
“Como se cria filtro? Com educação e cultura. Não há mágica. Para criar senso crítico, há que se conhecer. Pouco vale ter acesso à informação se não há estofo para julgá-la.”
Zeca Baleiro, revista IstoÉ, 28/04/10