25 de maio de 2011

Chrome Experiments - Todo o poder do HTML 5 somado ao motor do Google Chrome


Navegando pela internet esses dias, me dei com um site muito interessante: o Chrome Experiments.
O site nada mais é do que um portal de experimentos com HTML 5 e javascript para testar o poderoso motor do navegador Chrome em relação à seus concorrentes.
Na maioria dos experimentos, está presente também o WebGL (contexto disponível no HTML5 que oferece uma API para gráficos 3D que pode ser implementada em um navegador web sem o uso de plug-ins - by wikipedia).
Acessei o site pelos principais navegadores mais atuais (Firefox, Safari, Internet Explorer 4 e Chrome) e realmente a visualização dos experimentos fica bem mais rápida no Chrome, e há quem diga que fica ainda melhor no Google Chrome Canary (navegador da Google que frequentemente recebe atualizações para testes, e a primeira vista, se parece muito com o Chrome).
Dentre todos os experimentos que vi, deixo o link do qual achei mais interessante:


Para visulizar esse experimento, basta inserir um endereço onde o serviço Street View já esteja disponível, aguardar que a animação seja carregada, e se surpreender com o show de efeitos e interatividades. Recomendo que durante a visualização, o navegador seja colocada em tela cheia (F11) e que, caso seu computador não seja tão potente, que feche os programas que estão ocupando mais memória, pois esse experimento irá fazer com que o Chrome use uma boa parte de sua memória ram. É bom também voltar toda a atenção para o navegador, pois qualquer janelinha de msn piscando poderá fazer com que você perca a melhor parte da experiência. 
Pare ver esse e muitos outros experimentos com HTML 5, visite o portal Chrome Experiments.

http://www.chromeexperiments.com/

Lembrando que, caso você seja um desenvolvedor, é possível upar seus experimentos para este site.