30 de abril de 2011

Personalizando o Windows 7 - Programas e dicas essenciais


Com o surgimento do Windows 7, muitos usuários ficaram meio decepcionados quanto à questão da personalização do sistema. A nova versão do Windows estava repleta de novidades em sua interface, e só com os recursos oferecidos pelo sistema, já dava pra deixar o Windows com um visual bem exclusivo. Quanto à mudança do menu iniciar, tela de boot e de logon, os programas que faziam tais funções nas versões anteriores já não faziam o mesmo no Windows 7. Mas com o tempo, foram surgindo inúmeros softwares para personalização do sistema, alguns com apenas uma função, e outros que incluem várias opções de personalização no mesmo programa. Vou dar destaque para os quais eu uso, pelo fato de que tenho experiência com eles e assim posso ser mais objetivo.

Pra começar, a Microsoft oferece a "Galeria de Personalização", com temas, wallpapers e gadgets para o windows. Recomendado para usuários que desejam ter um sistema bonito sem gastar muito tempo e também para usuários menos experientes. Basta visitar o site e baixar o conteúdo desejado gratuitamente.

Sistema personalizado também inclui fontes personalizadas, para isso, recomendo o site NetFontes, com diversas opções de fontes separadas por categorias. Para quem deseja baixar logo um pacote com diversas fontes, basta dar uma procurada no google, são várias as opções.

E para aqueles que desejam gastar mais tempo para ter um sistema mais 'exclusivo', existem diversas opções de softwares, dos quais vou explicar alguns (na minha opinião, os melhores) abaixo (clique no título do programa para ir para a página de download).

Windows 7 Start Button ChangerO que esse programa faz é, basicamente, alterar o ícone do botão iniciar do Windows. O problema é que, assim como o Windows 7 Start Orb Changer, ele não vem com um pacote de ícones disponíveis, necessitando que o usuário baixe ou crie os seus próprios ícones. Para quem deseja criar seus ícones, pode ser usado qualquer programa de edição de imagens, desde que seja respeitado o tamanho de 65x167 pixels. Existe um software chamado "Start Orb Manager", que serve para a criação e gerenciamento de ícones para o menu iniciar, mas como nunca usei, não vou entrar em detalhes sobre o mesmo. Caso alguém queira saber mais, poderá consultar este link

A imagem pode ter até 3 variações do ícone, sendo que um será exibido quando o menu estiver inativo, outro quando o mouse estiver sobre o menu e o último quando o menu estiver aberto. Observe o menu abaixo:
Neste menu, o ícone do corinthians ficará sem estrela  alguma enquanto estiver inativo; quando o mouse for passado sobre ele, ficará com 2 estrelas, e quando o mesmo for aberto, aparecerão as 4 estrelas. Deu pra perceber que a ordem de exibição dos ícones é INATIVO, ATIVO e ABERTO, de cima para baixo, né?

Como esse programa faz alterações no "explorer.exe" (gerenciador de arquivos do Windows), será necessário rodá-lo como administrador e alterar as permissões do explorer. Para isso, recomendo seguir o TUTORIAL 4 DESTE LINK. Abaixo está a minha barra de tarefas com um menu iniciar personalizado.

Clique na imagem para ampliar


Windows 7 Start Button Animator
Como vocês deve ter notado no nome, esse programa insere um menu iniciar animado no Windows. Para isso, ele simplesmente oculta o ícone presente no sistema, e  insere uma imagem com a extensão .gif em seu lugar, além de ficar rodando na bandeja do sistema e ocupando memória, além de não ficar tão atraente assim. A vantagem dele é ser muito mais fácil de usar do que o Windows 7 Start Button Changer, pois basta selecionar qualquer imagem em .gif e clicar em apply.

Tweaks.com Logon Changer
Simples e objetivo, este programa altera a tela de logon do Windows. Basta abrí-lo, clicar em "Change Logon Screen" e selecionar a imagem desejada. Caso não goste do resultado, poderá voltar a tela padrão do Windows clicando em "Revert to Default Logon Screen".
Clique na imagem para ampliar
Infelizmente, no Windows 7 ainda não é possível alterar a tela de boot, mas acredito que com o tempo alguém descubra como o Windows trabalha com essa tela e desenvolva um software para modificação da mesma.

Este software junta seus atalhos e arquivos em uma barra semelhante à dos sistemas Mac. Nela podem ser aplicadas várias skins, e a mesma é totalmente configurável. Não é nada difícil de usá-la, mas caso tenha dúvidas, basta clicar no link para download, onde será fornecida informações sobre o programa.
Clique na imagem para ampliar

Este programa nada mais é do que um editor de ícones. Com ele você pode transformar qualquer imagem em ícone, ou fazer o seu do zero. Também é muito fácil de ser usado, se você já mexeu com qualquer editor de imagens, vai se familiarizar com ele. Para uma explicação detalhada de como usar, há este vídeo (em espanhol, porém de fácil entendimento).

No mesmo estilo do IcoFX, porém, voltado para a edição de cursores (seta do mouse). Muito fácil de mexer, porém, o programa apenas cria, e não altera os cursores, isso deve ser feito pelo próprio Windows. Não tem segredo algum, basta seguir este tutorial (é voltado para o windows XP, mas os procedimentos são os mesmos no Windows 7).

Dica: você também pode baixar pacotes de cursores na internet, caso não queira fazer o seu.

Este programa oferece diversas opções de skins para o Windows, que podem mudar desde as cores da barra de tarefas até os ícones do sistema, além de permitir que o usuário faça sua  própria skin e poste na internet para que outras pessoas baixem. 
Clique na imagem para ampliar
Este é o mais chato de mexer, mas, consequentemente, é o que gera o melhor resultado.
O Rainmeter trabalha com skins editadas em uma linguagem padrão, que pode ser combinada com imagens, páginas da web, programas, etc. Recomendo apenas para usuários com um certo nível de experiência, pois esse programa exige paciência e conhecimentos básicos de programação. Para quem está começando, recomendo assistir esse vídeo para ter uma noção de como funciona o programa.As skins podem ser baixadas da internet ou feitas pelo usuário. Recomendo dois sites com um grande acervo de skins: O Deviant Art e o Customize.org.

Além de todos esses programas, existem também os métodos básicos de personalização, como a mudança do wallpaper e descanso de tela, gadgets e temas do Windows. Para wallpapers e descansos de tela, recomendo novamente o Deviant Art, pois contém um bom e grande acervo de imagens postadas por outros usuários e que podem ser baixadas gratuitamente, além de permitir que você também poste as suas.

E não esquecendo dos gadgets e temas do Windows, a Microsoft fornece vários deles na "Galeria de Personalização", mas, com uma rápida pesquisa no Google, também podem ser encontradas várias opções que não estão no site da Microsoft. 

Abaixo deixo um print do meu desk, que, após algumas horas de trabalho, ficou organizado e bonito :D

Clique na imagem para ampliar
Para chegar nesse resultado, combinei os Gadgets do Windows com algumas skins do Rainmeter junto com um Wallpaper encontrado no Deviant Art.

Existem várias outras formas de deixar o Windows mais "a sua cara", tais como mudar a skins de players, navegadores e programas, e alterar ícones dos mesmos, porém, não vou me afundar neste assunto pois isso já daria outro post.

Enfim, para se ter um sistema customizado, é necessário ter criatividade e, dependendo de qual seja o resultado que queira chegar, muita paciência.

Caso tenha dúvidas em relação à algum programa ou queira saber mais sobre personalização de sistema, não deixe de entrar em contato comigo através deste Formulário de Contato, ou também pelo Twitter.