23 de março de 2011

Acessa Escola 2011 - Inscrições para o 2º semestre prorrogadas


As inscrições do Acessa Escola para o segundo semestre de 2011 foram prorrogadas (como sempre, devido ao baixo número de candidatos inscritos, que deve-se a falta de compromisso das diretorias de ensino juntamente com as escolas em divulgar o projeto, e também pela falta de interesse de grande parte dos alunos).

Basicamente, as inscrições seriam encerradas no dia 22/03 (22 de março), mas,como dito acima, foram prorrogadas até o dia 15/04 (15 de abril), tempo suficiente para quem ainda não tem cpf providenciar o seu, e para quem quer saber mais sobre o assunto, acessar os sites da fundap, ler o edital e, caso esteja de acordo, fazer sua inscrição.

Recomendo que o edital seja lido atentamente, e lido mesmo, não adianta só olhar o item que fala sobre a remuneração (salário) e deixar todo o restante de lado, pois eu, como estagiário de minha escola, posso informar que grande parte do que consta no edital, dependendo da escola/Diretoria de ensino, não se realiza.
Mas não fique assustado, o fato de algumas "promessas" não se realizarem não vai influenciar em nada o seu pagamento, mas, caso você não goste de ficar muito tempo parado, é bom pensar duas vezes antes de se inscrever nisso...

O processo é o seguinte: o aluno interessado deve estar cursando o 1º ou 2º ano do ensino médio em uma escola estadual que esteja participando do projeto (a lista de escolas participantes pode ser vista aqui), caso sua escola conste na lista e você realmente esteja interessado, será preciso ler o edital (disponível aqui), e sua retificação (edital com algumas correções, disponível aqui). Após ler o edital, caso ainda esteja interessado, clique aqui para fazer sua inscrição. Será necessário imprimir um boleto que deve ser pago em qualquer agência bancária (dê preferência para o Banco do Brasil), no valor de R$12,00, até o dia 12/04, a no dia 15/04, estará disponível no site da Fundap a lista com as inscrições confirmadas, seguidas pelo local de realização da prova (geralmente esse local fica em uma escola situada na cidade onde está a Diretoria de Ensino). ATENÇÃO: guarde o seu comprovante de pagamento, pois caso você tenha pago o boleto e seu nome não tenha saído na lista de inscrições confirmadas, basta dar um jeito de apresentar seu comprovante á Fundap. Dica tosca, mas conheço gente que se prejudicou por não ter guardado isso...

Após ter sua inscrição e local de prova confirmado, basta estudar as disciplinas que compõem a prova (matemática, português, conhecimentos gerais > geralmente cai questões de atualidades, como o desastre no Japão, por exemplo - e conhecimentos básicos de informática). Não precisa se abitolar nos estudos, a não ser que você seja um vagabundo que não quer saber de nada, pois a prova é realmente fácil (pelo menos a minha foi), e se você costuma ler jornais/revistas, assistir tv, e e tem alguma facilidade em matemática e interpretação de texto, vai se dar bem fácilmente. Caso não atenda as características ditas, há tempo suficiente para resolver isso, recomendo que sejam estudadas matérias de ensino fundamental.

Dicas bobas e que todo mundo queria saber quando se vai fazer uma prova: Chegue com pelo menos meia hora de antecedência, pois as chances de você ter que realizar a prova em um local desconhecido são grandes, e ao chegar, você terá que procurar seu nome em várias listas, apresentar o rg pra um, o cpf pra outro, e etc.

Não deixe de dormir ou descansar para estudar para a prova, pode parecer loucura, mas tudo o que você estudou durante o dia só é fixado em sua mente enquanto você dorme.

Não fique nervoso, pois a prova é fácil, e o nervosismo pode te atrapalhar até nas questões mais bobas possíveis.

Leve para casa o caderno de respostas, pois o gabarito da prova será divulgado no dia seguinte (16/04), e com ele já dá pra ter uma boa noção se você foi ou não classificado.

Após ter feito sua prova, basta aguardar pela divulgação do gabarito, que sairá no dia 16/04, o pelo resultado, que sairá no dia 27/04. Ambos estarão disponíveis no site da Fundap.

Conferiu o resultado? Foi classificado? Agora aguarde... sua escola/diretoria de ensino entrará em contato com você para passar maiores informações sobre o período do estágio e as datas de início. Não adianta se apressar, pois entre o tempo em que você se classifica e sua escola entra em contato com você, nem adianta ligar para a fundap ou ficar fazendo perguntas para sua diretora, pois é bem provável que nenhum deles saiba responder. O único estabelecimento que poderá te passar informações claras sobre o processo de classificação será a Diretoria de Ensino da sua região, e, dependendo de qual seja essa diretoria, esse processo poderá ser um pouco demorado. É bem provável que o aluno classificado comece a atuar em julho ou agosto.

Após começar o estágio, será necessário abrir uma conta bancária e informar os dados dessa conta para a Fundap. Você terá que entrar com seu login e senha (que serão criados no momento da inscrição) e procurar uma área onde peça informações de sua conta bancária.

A pagamento é depositado todo décimo dia útil do mês (geralmente isso cai no dia 14, e em raras exceções, dia 15).

Deixo abaixo alguns links úteis para os interessados:

Informações sobre o projeto, que servem tanto para estagiários quanto para alunos que irão frequentar as salas de informática.

Fundap (Fundação do Desenvolvimento Administrativo)
Informações e inscrições para os estágios fornecidos pela Fundap.

Lista de escolas participantes
Escolas que estão com vagas abertas para o segundo semestre de 2011.

Edital
Informações sobre o estágio, condições de trabalho, remunerações, etc.

Retificação do edital
Edital anterios, com algumas informações corrigidas e/ou atualizadas

Acessa Escola - O que é, como é, o que pode e o que não pode
Post feito por mim para quem não tem a mínima idéia do que isso quer dizer.

SABE
Site da Fundap voltado a informações, inscrições e cadastramento de estagiários.

Caso precise de mais informações, deixe um comentário ou entre em contato comigo clicando aqui.