5 de novembro de 2010

Aplicativos e extensões para melhorar sua experiência com o Twitter



Melhore sua experiência de uso com o Twitter! Confira as dicas abaixo:
Usei como fonte a revista Info Exame nº 294, onde a editora Renata Leal publicou "140 dicas para Twitter". Dessas 140 dicas, retirei os aplicativos e as extensões mais interessantes para serem usadas no microblog.

FERRAMENTAS

1 - Tuíte em equipe
O HootSuite é um administrador online para perfis de mídias sociais que são administrados por equipes. O aplicativo apresenta vários painéis personalizáveis, e pode ser associado com várias redes sociais. Com o Twitter associado, é possível criar painéis dedicados para menções, DM's, TT's, listas, buscas, e outras. A função mais interessante, de administrar os perfis em equipe, só está disponível na versão paga. Na versão gratuita, o aplicativo oferece inclusão de até 5 perfis, porém, estes podem ser controlados apenas por um usuário. Também é possível fazer agendamento de posts e filtrar conteúdo por palavras-chave. O site é todo em inglês, e de começo, pode parecer um pouquinho complicado se adaptar, mas basta dar uma mexida geral para descobrir como usar facilmente todas as funções.



2 - Agende seus tuítes
 Com o Tweet-U-Later, viajar não é mais desculpa para deixar de tuitar. O aplicativo permite que o usuário faça um estoque de posts e/ou DM's e agende-os. O site também cria um e-mail para o usuário, por ele também é possível programar tuítes. Apesar de ser todo em inglês, a interface é prática e fácil de manusear.

3 - Seu celular não tem web ? Tuíte por SMS
Com o SMS2Blog, é possível tuitar através de mensagens SMS. O preço é de uma mensagem normal. Basta se cadastrar no site e sair mandando mensagens de texto para o um dos números que o site irá disponibilizar. Aplicativo brasileiro, e bem fácil de ser usado.
  
4 - Divida seus contatos em grupos
Totalmente brasileiro, o Twinester cria categorias (chamadas de nests) e separa usuários. O site mostra uma lista com os tuítes mais recentes de cada categoria. É possível criar e seguir categorias. A interface é prática e fácil de manusear.


5 - Personalize suas notificações 
Com o Topify, é possível personalizar as mensagens de notificação enviadas pelo Twitter quando você ganha novos followers ou novas mensagens. É possível ver as informações de quem está te seguindo e responder DM's por email. Apesar de estar em inglês, é facílimo de mexer.
6 - Tuíte pelo DOS
O Quitter é um cliente do Twitter que roda pelo prompt do MS-DOS. Apesar de complicadinho, é bacana de mexer, é possível configurar as cores de fundo e texto, dar replys, enviar DM's, tudo através de comandos. Você só precisará do browser para autorizar o acesso do aplicativo á sua conta do Twitter. Na minha opinião, esse é o palicativo mais divertido para tuitar.
 

7 - Faça seu background facilmente 
O Free Twitter Designer foi feito para quem não tem muita facilidade com softwares de edição gráfica, como o Photoshop. O site apresenta um interface limpa e prática, e vem com alguns modelos pré-definidos. É possível fazer um background desde o começo, ou selecionar um pronto e modificá-lo.

8 - Customize as cores do seu perfil
Com o Themeleon, é possível customizar as cores do layout do Twitter. O serviço possui algumas opções a mais em relação ao Free Twittter Designer, mas possui a mesma intenção: proporcionar uma interface mais bonita e customizada para quem não tem muita afinidade com softwares de edição gráfica.

9 - Crie mensagens de boas vindas
Simples e eficiente, o TwitterDMer é um aplicativo que permite que o usuário crie DM's automáticas que são enviadas toda vez que um novo follower é conquistado.

10 - Saiba o que está em alta na sua região
O Trendsmap mostra um globo terrestre,  onde é possível escolher uma região e ver nela os assuntos mais comentados. Essencial para ficar por dentro das últimas notícias sobre o que anda rolando na sua região. O aplicativo trabalha com a pesquisa de locais e de palavras-chave.

11 - Radar de tuiteiros
O GeoChirp, assim como o Trendsmap, utiliza os mapas do Google, e ten uma função bem interessante: ele mostra o que sua vizinhança anda tuitando. Basta selecionar o local no mapa e pronto, todos os tuítes enviados de um raio de até 80 km dessa região serão exibidos na tela.

12 - Unfollow nos preguiçosos
Se você segue muita gente que desanimou do Twitter e não posta mais nada, vai gostar do UnTweeps. Com ele, você pode fazer uma lista com os dias de tolerância de inatividade, e, com apenas um clique, deixar de seguir todos de uma vez. É possível dar uma chance a algumas pessoas ainda, selecionando em quem o aplicativo não deve dar unfollow.

13 - Mas o que eu fiz ?
Com o TweetEffect, você descobre quais foram os tuítes responsáveis por atrair ou afastar seguidores do seu perfil. O aplicativo mostra uma tabela com todos os seus tuítes, e aponta quantos seguidores você ganhou ou perdeu com eles.

14 - Transforme seus tuítes em um livro
O Tweetbook é um aplicativo que transforma seus tuítes em um livro, com direito a capa, contracapa e até direitos autorais. Basta logar com sua conta do Twitter, e mandar o acplicativo gerar o pdf.
  


15 - Analize o humor dos tuiteiros
O TweetFeel é um aplicativo simples e bacana. Ele analiza com que senso humorístico foi postado um tuíte. Não sei quais são os critérios de avaliação, mas na maioria das vezes o aplicativo acerta. É bom para ficar sabendo qual a opinião dos tuiteiros sobre um determinado assunto. Muito fácil de usar, basta por o termo desejado e clicar em search. O site vai fazer uma busca de tuítes com a palavra escolhida e analizar o humor de cada um, no final, apresenta as porcentagens de tuíteiros alegres e mal humorados.




16 - Divulgue sua página
Se você tem uma página na web, e não tem paciência de ficar tuitando cada vez qua insere um novo post, o TwitterFeed faz isso por você. Basta cadastrar o endereço dos feeds da sua página, e associar ele com o seu perfil do Twitter.

  
17 -Compartilhe o que você anda vendo
O YouTube possui uma opção bem bacana para compartilhar vídeos. Basta logar com sua conta, e clicar no botão compartilhar abaixo do vídeo. Após isso, clique no botão com o ícone do Twitter, e o YouTube irá gerar um tweet para você postar na sua timeline para que os outros possam ver o que você está assistindo. Também é possível cadastrar sua conta do Twitter no site para que toda vez que você fizer um comentário em um vídeo este seja tuitado.

18 - Perfeito para o Windows
O MetroTwit é uma alternativa ao TweetDeck para quem quer tuitar sem ter que ficar com o navegador aberto. O aplicativo é rápido e eficaz, pode exibir várias  colunas ao mesmo tempo, e mostra as atualizações em tempo real.



19 - Veja quem deixou de te seguir
O Who Unfollowed Me monitora quem deu unfollow em você. É muito simples de usar, basta autorizar o aplicativo no seu perfil e verificar seus unfollowers. As verificações podem ser feitas a cada 14 minutos.

MONITORAMENTO

20 - Pesquise direto na Bio 
O FollowerWonk faz pesquisas por tuiteiros direto na bio da pessoa. Basta digitar um termo, e esperar o aplicativo listar todos os tuiteiros com o termo selecionado.

21 - Analise os fatos

Com o The Archivist, é possível analisar cada palavra do que anda rolando no Twitter. Basta inserir uma palavra no campo de pesquisa, e esperar que o aplicativo faça uma análise completa sobre tudo o que é relacionado a essa palavra no Twitter.

22 - Veja o que andam falando sobre algo
Com o Tweetcloud, é possível saber tudo o que andam falando sobre algo. Basta inserir uma palavra no campo de pesquisa, e conferir todas as tags e tuítes relacionados a ela.

23 - Saiba o que andam falando do seu site
Insira a url de sua página no Backtweets e veja todos os tuítes que citam o endereço digitado. O interessante é que o site mostra até as tuitadas que contém links encurtados da página selecionada.




24 - Veja quão influente você é

O Twitter Grader dá uma nota para o seu nível de influência. Basta inserir seu nome de usuário e conferir quão influente você é. O sistema se baseia no seu número de seguidores, na influência deles e na sua atualização de posts, e mostra também uma nuvem de palavras tuitadas recentemente.

25 - Divulgue algo
O Twibbon faz com que você use um pedaço de seu avatar para divulgar ou simplesmente exibir algo. É possível usar imagens prontas ou fazer a sua e deixar disponível no site para que outros tuiteiros usem.

EXTENSÕES 

26 -Integre o Twitter ao Firefox
A extensão Echofon é sem dúvida a mais completa extensão do Twitter para Firefox. Possui integração com várias conta, encurtamento de links (apenas quando passar os 140 caracteres) e possibilidade de alterar o tamanho das fontes e modos de notificação, além de mostrar os novos tuítes em tempo real. Somente para firefox.

27 - Tuíte pela barra de endereços
A TwitterBar é para quem está com o navegador aberto, e quer tuitar algo rapidamente. Com ela instalada, é só digitar seu tuíte na barra de endereços do firefox e clicar no ícone do Twitter, que ficará do lado do ícone de favoritos. Simples e prática. Funciona somente no Firefox.

28 - Veja o que andam falando de alguma página
O PageTweets cria uma barra lateral no  navegador que mostra todos os tuítes relacionados com a página que está sendo visitada. Depois de instalado, a barra deve ser ativada no firefox, em exibir > painel > PageTweets. Funciona apenas com o firefox.





29 - Os pássaros do chrome
Existem duas ótimas extensões do Twitter para o Google Chrome. Uma delas é a Chromed Bird. Essa extensão cria uma barra do lado direito do navegador com timeline, possui vários recursos, como encurtamento de links e visualização de links e imagens sem clicar. Apenas para Google Chrome.

 30 - Os pássaros do chrome (2)
Outra ótima extensão para o Chrome é o Chrowety. Essa não possui tantos recursos como a Chromed Bird, mas apresenta uma interface mais limpa e consome menos memória do pc.Apenas para Google Chrome.

31 - Veja o que andam tuitando sobre algum site
 O Twitter Reactions faz a mesma coisa que o Page Tweets, porém, só funciona no Google Chrome. ao instalar a extensão, basta clicar no "t" que irá aprecer do lado da barra de endereços para ver o que os tuiteiros andam falando da página que está sendo visitada.

32 - Monitore tags ou palavras
Com o TwitterWatch, é possível ver o que andam falando sobre até 5 palavras, além de retuitar e dar reply para quem tuitou. Somente para Google Chrome.



Sugestões de novos aplicativos e/ou extensões, reclamações, ou qualquer outra coisa que possa enriquecer o assunto, deixe seu comentário.