6 de outubro de 2010

Inclusão digital para os alunos... Mas e os professores?



Estou escrevendo este post da sala de informática de minha escola, que também é meu local de trabalho. Há alguns dias venho observando a grande dificuldade de alguns professores em relação à informática, e quase sempre, um deles está me chamando para pedir auxílio. O governo tem feito umas coisas até legais em relação à informática nas escolas, tipo, uma sala de informática grande e com bons computadores, e o Acessa Escola, que propõem a contratação de alunos para estagiarem nessas salas. Dentro da proposta curricular, existem vários incentivos, tanto para professores quanto para alunos. Os alunos poderão usar a sala para fazerem pesquisas, se relacionarem em redes sociais, se divertirem, enfim, até aí tudo bem. Já os professores, poderão usar a sala para fazerem atividades com os alunos, pesquisas, incentivarem o uso da internet para os estudos... Boas propostas, mas o governo só esqueceu de uma coisa: a informatização dos professores.Uma boa parte dos professores tem grande dificuldade para fazer atividades simples, como se cadastrar em sites, abrir emails, fazer pesquisas e preencher planilhas.

Nessa semana houve um questionário para os professores preencherem no excel, foram poucos os que conseguiram. Teve um que preencheu a planilha, e queria por no pen drive para imprimir. Ele simplesmente salvou a planilha na área de trabalho do computador, criou um atalho para ela no pen drive, apagou o arquivo do computador, tirou o pen drive e foi imprimir (a impressora fica em outra sala). Chegou lá, ele reclamou que o computador estava ruim, pois não queria abrir a planilha dele. Fui ver a mensagem de erro, e era a seguinte: " o item a que este atalho se refere não está disponível, o atalho não funcionará corretamente". Nunca que ele ia imprimir aquilo, e o pior, ele tinha apagado o arquivo do computador que usou para editar, ou seja, a tarde inteira preenchendo o tal questionário, pra no fim, não dar em nada... Ele ficou irado, disse que o governo manda um monte de coisas pra eles fazerem na internet, mas ninguém explica como que é, ninguém sabe fazer nada... Concordei com ele, achei estranho o governo querer que os professores incentivem os alunos a usarem a internet para estudos, se eles mesmos não sabem usar... Sempre lidou com situações tipo fazer cadastro em tal site, abrir um email não sei de quem, consultar um site de tal órgão, e que os pobres dos professores passam uma tarde inteira para fazer, e muitas vezes, ainda não conseguem.

Ao invés de fazer um monte de provinhas eliminatórias, gastar uma grana danada pra fazer um monte de apostilas com conteúdo fraco e que raramente os professores usam (existem excessões), deviam pagar ao menos um curso de informática para os professores, e, sonhando demais, dar um notebook para cada um deles, assim, talvez mais gente quisesse dar aula...