26 de agosto de 2010

Fundap abre vagas para Acessa Escola 2011.


Está em andamento o período de inscrições para quem deseja prestar estágio pela fundap no ano de 2011, nas salas de informática do Acessa Escola.

O aluno que desejar participar, deve estar matriculado no ensino médio de uma das escolas estaduais participantes do estado de São Paulo, no primeiro ou segundo ano, e possuir CPF. Atualmente, três estagiários estão prestando serviços em cada escola (em alguns casos, o número de estagiários varia), e, para aqueles que prestaram concurso no ano passado, quando estavam no 2º ano, e começaram a estagiar nesse ano (3º), o contrato se encerrará em dezembro. Nisso, serão abertas vagas para novos estagiários. O número de vagas que serão abertas em cada escola varia, pois existem escolas em que todos os estagiários atualmente estão no 2º ano, ou seja, nenhum deles terá contrato encerrado no fim do ano, e nenhuma vaga será aberta. Em outras escolas pode ocorrer o contrário. Em minha escola, por exemplo, dois estagiários encerrarão suas atividades em dezembro, enquanto eu ficarei para o próximo ano, pois sou o único do 2º ano entre os três. Serão abertas 2 vagas. A lista de escolas participantes não cita o número de vagas pois não é possível saber se os estagiários que tem direito a continuar no ano que vem irão renovar seus contrato. É uma boa opção para quem pretende ter um bom currículo, pois o programa oferece cursos, participações em eventos (como a Campus Party, a qual eu estou doido pra ir) e capacita os estagiários a lidarem com vários tipos de situações e pessoas.

Quem deseja fazer sua inscrição deverá acessar o site da fundap, ler o edital referente ao item "Programa Acessa Escola 2010 - 2º Semestre", consultar a lista de escolas participantes, e, se estiver de acordo, clicar na opção INSCREVA-SE AQUI.

O período de inscrições vai de 23/08/2010 as 18:00 hrs do dia 08/09/2010.

Para efetivar a inscrição, deverá ser pago um boleto no valor de R$12,00.

O local onde será realizada a prova (na cidade em que você escolheu) será publicado em 21/09/2010

A prova será realizada no dia 26/09/2010, as 13:00 hr, e o local, você deve escolher no ato da inscrição. Nem sempre há um local de realização da prova na cidade em que você mora, por isso, deve ser selecionada a mais próxima.

O gabarito será divulgado no dia 27/09/2010, a partir das 16:00 hrs.

A lista com os classificados sairá no dia 14/10/2010.

Após fazer e prova e passar, o processo de convocação é lento. O aluno classificado deverá esperar que a escola entre em contato para informar o início das atividades.

A prova se constitui de 4 temas: matemática, português, conhecimentos gerais (geralmente são notícias atualmente comentadas) e informática básica. São 30 questões, sendo cerca de 7 para cada tema. Sinceramente, é muito fácil passar, ganhará a vaga quem acertar mais questões, ou seja, não há uma porcentagem de acertos definidos para dizer quem passou ou não. Se um aluno acertar 3 questões, e todos os outros acertarem duas, o que acertou 3 ganha a vaga.

Apesar de demorado para começar, recomendo a todos aqueles que desejam ter uma formação a mais em seu currículo, além do que, para a função exercida, a remuneração é ótima.

Para aqueles que desejavam participar, mas desistiram pois não possuem CPF, aconselho que solicite o seu nos correiros. Pelo que me lembro, custavam R$15,00, e demoravam cerca de 15 dias úteis para ser entregues.

Maiores informações em:

www.fundap.sp.gov.br - Site da Fundap (Fundação para o Desenvolvimento Administrativo)

acessaescola.fde.sp.gov.br - Site do Acessa Escola

estagio.sp.gov.br - Site do sistema de estágios da Fundap